top of page

TECNOLOGIAS DE MULTIMÉDIA

REPRESENTAÇÃO DIGITAL

Consiste no modo como a informação é apresentada virtualmente, o que depois permite o uso de programas para armazenar, modificar, combinar e apresentar todos os tipos de media.
Nisto, existem dois tipos de sinais sendo eles, o analógico e o digital.

SINAL ANALÓGICO

Sinal contínuo que varia em função do tempo. Um termómetro analógico de mercúrio, uma balança analógica de molas são exemplos de sinais lidos de forma direta sem passar por qualquer descodificação complexa, pois as variáveis são observadas diretamente. Para entender o termo analógico, é útil contrastá-lo com o termo digital. 

SINAL DIGITAL

Tem valores discretos (descontínuos) no tempo e amplitude. Isso significa que um sinal digital só é definido para determinados instantes de tempo, e podem assumir valores finitos. 

IMG-2471.PNG

AMOSTRAGEM

transferir.png

O sinal analógico é contínuo no tempo e em amplitude, contem um número infinito de valores, dificultando o seu processamento pelo computador. Assim, há necessidade de inicialmente amostrar o sinal analógico.

A amostragem consiste assim numa retenção de valores analógicos em intervalos de tempo ou de espaço.

QUANTIZAÇÃO

Depois de amostrado o sinal analógico, sob a forma de amostras ou impulsos PAM, é necessário quantizar ou quantificar a infinidade de valores que a amplitude do sinal apresenta (fig. 2.3) através de um circuito eletrónico designado por conversor analógico-digital (A/D).

Quantizar um sinal PAM significa atribuir-lhe um determinado valor numa gama de níveis que o conversor A/D apresenta. Assim, um sinal com uma amplitude de 8,3 V poderia, por exemplo, ser quantizado para um valor inteiro acima ou abaixo dele. Devido a este arredondamento origina-se um erro de quantização resultante da diferença de amplitude entre o valor quantizado e o valor real.

transferir (1).png

CODIFICAÇÃO

Os valores das amplitudes dos impulsos PAM, depois de quantizados, precisam de ser codificados para poderem ser representados por uma sequência de bits com valor 0 ou 1.

Na prática, uma das formas de codificar o sinal é através da modulação PCM (Pulse-Code Modulation) , utilizando um impulso de amplitude fixa, duração constante e valores lógicos 0 ou 1.

transferir (2).jpg
bottom of page